Onde tudo começou... O que é criatividade?
Quando comecei a buscar o mestrado me deparei com alguns problemas que só me auxiliaram a ficar mais perdido do que cego em tiroeio e em vez de gerar uma luz que me levasse ao fim do túnel só me fez cavar um buraco tão grande e tão profundo quanto o Macaranã! “Essa coisa vai me dar trabalho e eu estava, literalmente, perdido.” Na verdade, nesta época, estava antes do inicio da construção desse tunel e achei que tinha visto uma luz depois do fim deste túnel mas ele estava cheio de curvas. Então, como eu vi essa ‘luz’ se o tunel tinha curvas?
Onde estava o problema foi percebido sem muitas dificuldades. As muitas vagas de trabalho, que eram publicadas em diferentes mídias, pedem (tempo presente sim, pois elas não mudaram em pouco mais de 5 anos) cada vez mais profissionais criativos e ‘bala na agulha’ para resolver os problemas das empresas e trabalhos pedidos aos designers porém quando se chegava na atuação profissional os candidatos se deparavam com empresas fechadas, tradicionalistas, burocráticas e, acima de tudo, clientes que não querem muitas mudanças ou arriscar seu “rico dinheirinho” nessas ações diferentes, mas apenas que seus trabalhos fiquem prontos e sejam entregues nos prazos estipulados. Só isso já é um conjunto de problemas, bem trabalhoso, pra se resolver, e não será nessa existência que isso se resolverá. Segui então para o próximo problema do possível tema do mestrado...
A tal Criatividade
Certa vez, uma aluna do período que trabalhei no Senai RJ, me perguntou “Como faço para ser mais criativa?” e dessa pergunta me veio uma tela em branco. Estava sem resposta para a pergunta mas sabia parte dela... Processo. Use, explore, melhore, simplifique, agilize os processos ensinados em sala de aula e poderá ser mais criativa. De certa forma, isso não está errado mas criatividade vai muito alé e é aí que mora o tema do mestrado...
Como é uma pergunta para se responder durante o curso de mestrado, e além, ficarei sem essa resposta aqui pois ela continuará sem ser respondida por muito tempo.
O mestrado começou com a pergunta “Como ser mais criativo?”... Seja mais produtivo.
Antes de mais nada, é bom deixar claro: não existe uma definição concreta e consensual sobre o termo. O que existem são apenas definições de dicionários que não ajudam a responder a pergunta “o que é criatividade?”.
Esporadicamente, e de forma muito aberta, sem critérios de avaliação, e sem muita relação com o mestrado, mas querendo saber, o que as pessoas da área do design pensam sobre a pergunta, a refiz nos grupos de design e criatividade criados nas redes sociais.
Como não tem caráter acadêmico, da mesma forma que este texto também não o tem, apesar da pergunta ter sido colocada de forma livre, as respostas recebidas foram vagas ou caminhando entre numa pseudo definição (que foge ao que os dicionários colocam e isso é saudável para se construir uma visão abrangente) ou na colocação de uma palavra que não auxilia a construir essa definição (de forma que essas outras palavras também confundem mais do que esclarecem).
Por ter sido feita de forma generalista e informalmente o resultado foi: a repetição de determinadas palavras ou expressões.
Devido a isso, vou deixar uma lista de imagens das capas de livros que poderão ser consultados, em qualquer momento, sobre a temática e espero que possa ajudar quem tiver interesse.
Obviamente que não são todos os livros que existem sobre o tema, já que os estudos da área começaram de forma restrita no final do século XIX, só depois do final da década de 1940, mais precisamente, após a 2ª Guerra Mundial, estudiosos e governos se interessaram pela área e investiram, de forma mais constante nas pesquisas da área. Quando as editoras perceberam o filão de conteúdos e escritores interessados no tema, produzindo conteúdo, o fator comercial se mostrou e dele as produções aumentaram mas isso já estava perto dos anos 1990 e muita coisa foi descoberta desde então...
Comentários
Postar um comentário