O VADE MECUM DAS HQs
Como estudar a construção das histórias em quadrinho
A façanha dessa lista grande, sem dúvida, é ter uma variedade enorme de livros que podem ajudar aos interessados em como devem adentrar nessa fantástica fábrica de histórias e personagens mas também recordo que nem tudo o que já foi produzido estará em nossa língua.
O ponto inicial é uma base bibliografia direcionada. Apesar de estar separada em 2 grandes grupos: os traduzidos para o nosso brasileiro (como os portugueses falam que nós não falamos português então, eu aceito, eu falo brasileiro e já estarei feliz com isso) e os de autoria dos não falantes da nossa língua brasileira. Outro ponto é a forma de apresentar os livros. Sim estará como bibliografia pois é mais fácil entender o que estou fazendo: um grande vade mecum dos quadrinhos. Ficou difícil de entender? Então você está no local certo. A partir disso podemos começar.
Vade mecum, pela resposta do Gemini “é uma expressão latina que significa "vá comigo". É um termo usado para se referir a uma coletânea de informações básicas sobre um determinado assunto, geralmente de natureza prática. Pode ser utilizado para designar: Um compêndio ou um guia. Uma coletânea de legislação, sem marcações ou comentários, para consultar no dia-a-dia. Um livro espírita. Um site que reúne toda a legislação de um determinado país e por aí vai“...
Geralmente, as bibliografias seguem uma forma rígida de escrita que é definida pela ABNT e que além de organizar e regular como as informações devem ser colocadas nos documentos impressos, principalmente os acadêmicos, também estipula aquilo que precisa ser indicado nessa orientação. E como a orientação é sobre obras escritas de diversos autores, editoras, formatos e padrões, o que importa, na prática é o nome da obra, autoria e editora. Dessa forma, irei seguir o padrão, Nome do autor, Nome da Obra, editora, ano. Serão colocados em ordem alfabética (deixo a ordem analfabética, sem trocadilhos marotos, por favor), deixo para os não entendidos do assunto, registro.
Livros em Brasileiro (porque os portugueses falam outra língua).
ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 21, n. 39, jul.-dez. 2019. — Uberlândia: Edufu — Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de História. 2019. Disponível em [https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/52017/27614] Acesso em 04 abril 2025.
FRANCO, Edgar. SILVA, Cátia Ana Baldoino da (org.). Arte dos quadrinhos, A. Leopoldina, MG: ASPAS, 2017.
Antunes, Ricardo. Guia do Ilustrador. 2007. Disponível em [https://revistailustrar.com.br/wp-content/uploads/2020/12/guia_do_ilustrador.pdf]. Acesso em 04 abril 2025.
Burne-Hogarth. Luz e sombra sem dificuldade. BPI Communication, Inc. New York, 1999.
Burne-Hogarth. O desenho anatômico sem dificuldade. BPI Communication, Inc. New York, 1998.
EISNER, Will. Narrativas Gráficas. Devir, São Paulo, 2013.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2010.
LUIZ, Lucio. Os quadrinhos na era digital - HQtrônicas, webcomics e cultura participativa – Marsupial, 2014.
Quadrinhos Guia Prático. Educação, Multirio - MULTIRIO, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em [https://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_1233.pdf]. Acesso em 04 abril 2025.
QUERINO, Ivan. Desenho Artístico. ADS, 2019. Disponível em [https://www.baixelivros.com.br/cursos/desenho-artistico] Acesso em 04 abril 2025.
MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. M.Books, Rio de Janeiro, 2007.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. M.Books, Rio de Janeiro, 2004.
MCCLOUD, Scott. Reinventando os Quadrinhos. M.Books, Rio de Janeiro, 2005.
Parramon Ediciones. Fundamentos do Desenho Artístico. WMF Martins, São Paulo, 2014.
Sonia M. Bibe-Luyten. O Que É História em Quadrinhos (Coleção Primeiros Passos). Editora Brasiliense, 1987
É bom lembrar que boa parte das capas dos livros dos mosaicos apresentados não aparecem por acaso. Por N fatores e independente deles, acredito que essa construção visual é um relevante como elemento visual secundário dessa postagem. Secundário pois os livros cidados é o ponto chave. E por ser um blog de literatura, as imagens perdem parte de sua imporâcia pois o coneúdo escrito é o que interessa.
Livros em língua estrangeira (porque não somos os donos do mundo pra falar uma única língua e além dos estudos de quadrinhos existem muitos outros).
ALEKSANDER, Nykolai. TILBURY, Richard. Beginner's Guide to Digital Painting in Photoshop. 3DTotal, Worcester, 2012.
CHAMPMAN, Robyn. Drawing comics lab: 52 exercises on characters, panels, storytelling, publishing & professional practices. Quarry Books, Beverly, 2012.
DOOLEY, Michael. HELLER, Steven. The Education Of A Comics Artist. Allworth Press, New York, 2005.
DOOLEY, Michael. Web Comics for Teens. Course Technology PTR, Cengage Learning, 2008.
Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes: Volume 1: The Walt Stanchfield Lectures. Routledge, Abingdon, 2009.
Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes: Volume 2: The Walt Stanchfield Lectures. Routledge, Abingdon, 2009.
DUNCAN, Randy. SMITH, Matthew J. The Power of Comics History, Form and Culture. Continuum International Publishing Group, London, 2009.
EISSEN, Koos Eissen. ROSELIEN, Steur. SKETCHING Drawing Techniques for Product Designers. Laurence King Publishing, London, 2019.
FAIRRINGTON, Brian. Drawing Cartoons and Comics For Dummies. For Dummies, California, 2009.
GURNEY, James. Color and Light A Guide for the Realist Painter. Andrews McMeel Publishing, Kansas City, 2010.
HAMMOND’S, Lee. Big Book of Drawing. North Light Books, Penguin Random House, United Kingdom, 2004.
HAUSER, Karl Christian. Freehand drawing and sketching: A training and work manual. Van Nostrand Reinhold, Wiley, New York, 1984.
HART Christopher. Modern Cartooning Essential Techniques for Drawing Today Popular Cartoons. Watson-Guptill Publications, Estados Unidos,2013.
JOHNSTON, Ollie. THOMAS, Frank. The Illusion of Life: Disney Animation. Disney Edition, United State, 1995.
LOVE, Comfort. WINTHERS, Adam. The Complete Guide to Self-Publishing Comics: How to Create and Sell Comic Books, Manga, and Webcomics. Watson-Guptill, Estados Unidos, 2015.
MCLAUGHLIN, Jeff. Comics As Philosophy. University Press of Mississippi, Mississipi, 2005.
PARKS, Carrie Stuart. PARKS, Rick. Secrets to Realistic Drawing. Penguin Publishing Group, United Kingdom, 2005.
PARRAMON, J.M. El Gran libro Del Dibujo. Parramon, Montesquiu, 1993.
PETERSEN, Robert. Comics, Manga, and Graphic Novels. A History of Graphic Narratives. Praeger publishers, New York, 2010.
SARACENI, Mario. The Language of Comics. Routledge, Abingdon, 2003.
SHEPPARD, Joseph. Realistic Figure Drawing. North Light Books, Penguin Random House, United Kingdom, 1991.
The Character Designer. 21 Draw, Suécia, 2019.
WEINER, Stephen. Faster Than a Speeding Bullet: The Rise of the Graphic Novel. NBM Publishing, New York, 2012.
WISLOW, Valerie L. Classic Human Anatomy in Motion: The Artist's Guide to the Dynamics of Figure Drawing. Watson-Guptill Publications, Nova York, 2015.
WILLIAMS, Richard. The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. Farrar, Straus and Giroux, New York, 2012.
Comentários
Postar um comentário