Restaurando Fotos com GIMP

O livro da vez é “Beginning Photo Retouching and Restoration Using GIMP” – Começando a Restauração e Recuperação de Fotos usando o GIMP – e como o nome já diz, é um livro básico de tratamento de imagens para os iniciantes na ferramenta. “Mas você já deu aula de Photoshop e de outros programas, certo?” seria uma pergunta válida, mas a questão não é se respondo sim ou não (sim posso dar aulas de Photoshop e de outros programas pagos e gratuitos) mas porque aprender isso? E como direi mais a frente os fatores são: inclusão, disponibilidade e acessibilidade. Inclusão porque ele é uma ferramenta acima de tudo, que auxilia as pessoas a alcançarem resultados. Disponibilidade porque ela está facilmente acessível no site oficial do programa. Alcançável, porque para quem tiver interesse pode aprender a usá-la sem depender de pirataria ou mecanismos maliciosos para usar os programas proprietários (os pagos).


Contexto geral do Brasil

Apesar dos pesares no final virá uma pergunta pra todas as pessoas “porque você está lendo um livro de restauração de fotografias no Gimp se existe o Photoshop?” porque a inevitável realidade do Brasil é uma bem simples e que pode ser dividida em 3 pontos básicos. 1) mais de 50% da população não mora nem na casa própria quanto mais terá condições de pagar pelo software proprietário e na maioria das vezes mal conseguem pagar as contas de casa e botar comida no prato; 2) a maioria mal sabe o nosso português direito devido a uma série de fatores e descasos de diversas instâncias e origens; 3) a maioria da população também terá sua educação básica ocorrendo na escola pública com escolas, como já sabemos, variadas e com N fatores para falir ou não funcionar da melhor forma possível ou como deveria mas como são escolas do poder público, não serão fechadas, nem irão falir, porque será descaso com o eleitor, e pasmem a população com mais necessidades, a conta não fecha. E mesmo que certas mudanças tenham ocorrido no ensino médio de forma impositiva, não deixa de ser a realidade geral da maioria, o ensino de softwares no brasil é restrito e limitado a quem pode pagar pelos programas proprietários…

Para entender melhor o contexto geral: o ensino médio mudou de diversos eixos formativos para a escolha de interesses do alunado de acordo com suas facilidades ou suas aptidões porém, sem os devidos estudos em história, filosofia, sociologia, física, química, biologia entre outras, a formação final será diretamente influenciada por essas mudanças e inevitavelmente deficitária. Essa é a realidade em 2022 da maioria da população.


Enfim: O que o contexto nacional tem de relação com o livro de Gimp? O conteúdo do livro é bom e funciona. Os tutoriais, métodos e técnicas ensinados fazem diferença na hora de executar determinados trabalhos de restauração e tratamento de imagem, garantindo um conhecimento mínimo aceitável para quem está começando na área entretanto a obra está em inglês, e como não detectei nenhum termo em francês, para se tornar útil e viável a realidade nacional seria necessário traduzir o projeto inteiro para nossa língua, aí começam os problemas fora da escola.

Para executar o processo de tradução exige tempo longo de tradução por equipe técnica altamente treinada, demanda esforço coletivo e financeiro das editoras, e, de novo, a maioria da população não tem recursos para investir em Pcs, minimamente decentes, quanto mais em livros técnicos. E mesmo que os livros sejam infinitamente mais baratos, também é gasto. Para quem tem poucos recursos se tornam caros e no fim não vão levar a lugar algum. 

Conteúdo do livro


O autor mostra como usar determinadas ferramentas para se alcançar resultados relevantes. Ensina como posicionar uma máquina digital para fotografar fotos e como usar os scanners para digitalizar tanto fotos quantos negativos (dependendo da situação e do equipamento disponível). Ensinar como armazenar e de que forma é possível manter essas imagens preservadas dos acasos do tempo. 

Na parte técnica, o livro demonstra como usar: o limiar, balanço de cores, as camadas e grupos, transparência, modos de mesclagem, correção de cores, tonalidade, colorização, matiz, saturação e exposição, níveis e curvas, brilho e contraste, alguns filtros.

A parte boa é uma rápida passagem pelo pluggin externo G’MIC que acrescenta muitas opções que os filtros padrões não disponibiliza e o G’MIC funciona tanto no Krita (outra ferramenta gratuita de desenho e animação) quanto no Photoshop (caso queira testá-la).

A parte ruim é que o conteúdo só funciona bem para a restauração de imagens mesmo porque é a proposta do livro como um todo.

Vocabulário

A linguagem usada já é a padronizada pela industria dos livros. Linguajar técnico de pouca dificuldade, pois é repetido muitas vezes, tanto na ora quanto por outros autores e editoras, e muitas das funções usadas são repeteco, o que é uma caracteriza dos livros técnicos e de treinamento.

Para quem não sabe nada ou está abaixo de um mínimo de inglês pode ser um entrave, por outro lado pode ser relevante para treinar algo diferente pois a maioria dos vídeos de treinamento estão em inglês, e de certa forma, esses vídeos usam o mesmo vocabulário. Quem souber inglês e usar o livro para fazer uma série de vídeos ensinando como usar o programa, está aí uma oportunidade para se traduzir o trabalho focando no uso.


Metodologias ativas

Como estudo de Metodologias Ativas na educação, a forma como o livro está escrito é, até certo ponto, um combinado positivo de proposta tradicional com um objetivo bem definido. A aprendizagem Baseada em Problema e Projetos é o ponto básico; além da micro aprendizagem e a construção do conhecimento em prol de um objetivo pré estipulado e conhecido.

Apesar de ser uma forma substituta do modelo tradicional de aula onde ocorre a explanação do conteúdo pelo professor no espaço da sala, junto ao quadro, exige do alunado o uso de um computador, e da ferramenta, para entender o que está sendo realizado o que o descaracteriza como método ágil ou modelo específico tipo M-learning e U-learning mas alcança, de certa maneira, o Just-in-time learning, que é focado nos diferentes alunos existentes nas escolas.

Conclusão

Não é um livro longo, mesmo com suas 300 páginas. Não é complexo, mas vai demandar tempo e um certo esforço de quem sabe pouco da língua inglesa. Quem quiser traduzir é um tanto trabalhoso mas dá resultado, todos os tutoriais que tem na obra são rápidos e práticos. E para quem precisar de algo mais aprofundado, pode misturar as técnicas que gerarão resultados. Essa é a proposta, aprender a base para misturar depois.

Até o próximo livro.
Ass.: Thiago Sardenberg

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