Escolhas...

Mestrado me pede atenção em vários detalhes. Livros, autores, datas, citações e outras informações típicas dos trabalhos acadêmicos. Devido a isso preciso estar preparado para uma infinidade de tarefas que podem ocorrer a qualquer momento, por qualquer motivo, em qualquer lugar para usar qualquer dispositivo. Devido a isso preciso ter a maioria dos meus arquivos de trabalho acessíveis e disponíveis para consulta e correções.


No desktop uso o Janela Quebrada 10 e o MS Office e por enquanto não pretendo mudar nem pro janela 11 nem para o novo pacote Office por diversos motivos. Já vou informando que eu não quero, por enquanto, e por já saber que ele ainda vai dar muita dor decabeça tanto nos seus usuários mais xiitas quanto na fabricante, antes de ficar realmente bom e usável... No laptop também uso o Janela Quebrada mas como o HD é particionado em dualboot onde uso o Regata OS, sistema Linux BR, desenvolvido lá no Recife, o que me deixa a opção de usar diversas soluções abertas que suprem minhas necessidades.

Ao atualizar o Janela Quebrada 10 para corrigir o sistema, a minha surpesa veio de um recado interno dele mesmo: "seu dispositivo não tem os requisitos mínimos para usar o novo janelas 11..." e outros detalhes menos evidentes. Como venho acompanhando o mundo Linux faz algum tempo, e sabendo que o Janela Quebrada 10 vai ter suporte até mais ou menos 2025, ainda vou demorar um punhado de anos pra trocar de sistema porém e quando for a hora da inevitável troca?

Já testei o Linux Ubuntu e não me adaptei bem a ele, coisas de senhas e compatibilidade de programas (muito estranho isso) me deixaram travado. Mudei pro Linux Mint e mesmo tendo uma aparência interessante e ser bem funcional (já havia testado o sistema na ESDI em 2018 e gostei da experiência), o sistema não aceita tudo o que preciso usar (motivos da equipe de produção mesmo).

Pode ser que venha a testar o POP OS que me interessa bastante e me inclino a testar o Arch Linux.  Quem pensou que "STEAM OS" não está no radar passou longe, pois é pra isso q imagino o futuro nos PCs: 100% compatível entre sí e se travas de assinaturas ou regiões; livres de uso para qualquer propósito ou trabalho; para produzir e ser produtivo no que eu quiser trabalhar independete do sistema e das ferramentas disponíveis.

Por poder salvar meus arquivos na nuvem ou nos discos externos, deleto tudo que tenho no Janela Quebrada, junto a partição principal ao HD do Regata OS e continuo minha vida de usuário de PCs e não fã Xiita viciado de sistema falho. Por já estar habituado a usar outros sistemas, uma inevitável nova mudança nada mais é que fazer uma difícil escolha de qual usar. A pré disposição a novas opções é uma forma de me manter pensativo e atento as novidades.  

As opções, boas e ruins, existem mas o que me falta é paciência para testar todas as que podem me suprir demandas.

Vida que segue...
Pinguens existem.
Janelas se quebram...
E a maçã já está podre...

Até o próximo...
Ass.: Thiago Sardenberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Krita para ser um ilustrador digital

O VADE MECUM DAS HQs

Quando cadência e editoração determinam a qualidade