Achando o meu ritmo de estudos...

Minha rotina está um caos... Cuidar de mãe idosa, ir ao mercado, arrumar algumas muitas coisas em casa e ainda arrumar tempo pra estudar, realizar os freelas, atender a namorada e manter as leituras dos livros do mestrado e as séries em dia é um tanto quanto complicado... Ao menos, algumas coisas (da organização extrema) ocorreram...


Um texto curto só para não sair da rotina de publicar alguma coisa regularmente.

As séries que todos querem ver eu deixo passar. Só vou assistir quando terminar pois colocarei nelas o meu ritmo de acompanhamento. A vantagem disso é que não me preocupo com spoilers e sim com o como essas coisas ocorrem e não com o que ocorre ao final (ou da temporada ou do filme mais pop em cartaz).

Os livros? Vão bem. Nesse ajuste de ritmo e tempo o que defini de tempo para ficar lendo tem ajudado a colocar tudo em dia. Imaginemos o seguinte: são 12 capítulos num livro, certo? 1 capítulo por dia e no final de 2 semanas estará com o livro lido. Tamanho do capítulo importa? Para os aficionados por páginas lidas sim para os que querem completar a leitura não. Só mantenha o ritmo de ao menos um capítulo por dia. Para todo os livros...

Os freelas vão indo. Cada semana alguma coisa pra fazer e um ou outro recurso no fim acaba vindo. Ao menos uns trocados tem chegado.

Mercado, Hortifrut, Banco... Cada coisa no seu horário. Sabendo quando estão abertos facilita organizar boa parte da vida...

Vantagens dessa organização e ‘método de trabalho’ é a chatice de ser muito repetitiva. Acaba causando um mudança na rotina dos preguiçosos e sonados mas é nessa rotina, na sua manutenção e repetição que as coisas costumam andar.

Por cada coisa estar ocorrendo no seu tempo e da sua forma e sem atropelos ou embaraços no meio de campo, a continuidade dos estudos acaba sendo beneficiado.

Me faz lembrar um pod cast que ouvi certa vez. Os entrevistados eram pais de filhos pequenos com suas rotinas de trabalho e cuidados dos filhos sem falar nos seus respectivos vícios em vídeo games. Como manter tudo isso sem atropelos? Foi exatamente um dos pontos cruciais da entrevista. A rotina regrada com hora dos pequenos que ajudou a organizar os horários de cada uma das tarefas dos pais jogadores de plantão...

A desvantagem foi a quantidade de jogos novos que eles jogavam regularmente e isso os desagradava bastante pois eram reduzidos porém graças aos horários o que eles conseguiam jogar de um único jogo foi muito mais longevo e gratificante do que a mudança mensal de jogo sem ter terminado o anterior.

Dessa imposição forçada horários costuma sair a organização de ‘como estudar’. Especifique um determinado momento calmo do dia e se dedique a ler ao menos o tal capítulo do livro. Como existem metas e muitas leituras para serem feitas as coisas não saem do seu lugar e de acordo com o progresso de cada livro terminado nada se amontoa. Junte a isso resumo e fichamento do livro e as regulares publicações num blog (olhem só, esse blog) boa parte do conteúdo lido estará disponível para consulta e revisão facilmente.

Até a próxima postagem.
Ass.: Thiago CS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Krita para ser um ilustrador digital

O VADE MECUM DAS HQs

Quando cadência e editoração determinam a qualidade