As frases que ouvi pela vida... Parte 2
Se chegou até aqui sem ler o texto anterior clique aqui!
"Não Provoque A Ignorância Alheia!"
Essa frase está com as iniciais em maiúsculas de propósito. Ao ouvir isso pela primeira vez fiquei surpreso. Após algumas semanas entendi os motivos. Depois de alguns meses ouvindo os motivos e argumentos desse professor só tenho um detalhe a acrescentar... Ele tem razão. Ninguém sabe o quanto você sabe. Você acha que sabe muito e no final não saberá tanto quanto deveria. Na pratica, o excesso de conhecimento pode levar a algumas situações um tanto opostas: OU se tem uma arrogância e um orgulho enormes pelo quanto se acumulou no processo de estudo e aprendizagem que levaram anos de esforço e dedicação OU a quantidade mesmo sendo exorbitante ainda não será o suficiente e sensação de "ainda falta alguma coisa" te levará a um ponto de humildade e a constante reciclagem de métodos de aprender para acumular novas informações (úteis ou complementares). Não saber o suficiente faz parte. Ninguém é dono do saber universal e vitalício porém, ter a consciência que não se sabe tudo e que não se pode parar é o princípio de ser uma pessoa melhor.
“REFAZ!”
Esse cara deu muitos sustos nos alunos. Sério. Na boa. Não tenham medo da repetição. Não tenham medo do NÃO! Quando falam que a prática leva a perfeição isso não é mentira. Esse professor fez essa frase virar um emaranhado de susto, surto e desespero psicológicos nas aulas dele que não tem comparação. No fundo ele queria só o bem dos alunos mas talvez tenha feito de uma forma não tão bacana assim. E se esses alunos aprenderam alguma coisa espero que tenham aprendido uma boa quantidade de informações uteis como esse “REFAZ!” fez comigo.
“FALTAM 2 HORAS”
Sério... Não dá! Esse cara também teve um falta de consideração terrível pelos alunos. Desde quando é para sair gritando quanto tempo falta para terminar a prova? Isso dependendo do prova ou processo será escrito no quadro negro. O que é melhor mas não muda o resultado e é aí que vem a dica... Seu chefe não vai querer saber quanto tempo falta para terminar o trabalho. Ele precisa ser entregue! O cliente está esperando! O pagamento precisa ser feito! Seu salário precisa ser pago! Então faça o trabalho sair! Não adianta falar que vai fazer se não o faz. E é por isso que existe essa frase em caixa alta. Se não for na base da pressão, os alunos nunca entenderão como o mercado funciona. E o próprio mercado não terá bons profissionais preparados para aguentar a pressão enquanto os estudantes não souberem o que é a pressão dos estúdios e das agências na sala de aula. Se a seleção natural não ocorrer desde cedo, só vai chegar ao final quem não faz nada. E quem fizer? Terá sua empresa enquanto quem não fizer será empregado. Essa é a real diferença entre quem faz e quem não faz.
"É muito mais fácil obedecer do que mandar!"
Sim isso é verdade. Quem acha que mandar é fácil é porque não sabe que o que fazer é tão complicado quanto mandar porém quem faz tem objetivos e quem manda tem o controle. Quem manda assume as responsabilidades e quem faz sofre as penalidades. Quem manda grita e muito (o que não deveria) e quem faz obedece (e reclama bastante). Na prática essa é a realidade. Para mudar, como se faz? Vai aprender a mandar mas antes, saiba fazer e seja autônomo ou volte a ser empregado.
"Não tem culhão para assumir responsabilidades e vai continuar a reclamar."
Essa frase é de um amigão meu na época que fizemos uma série de trabalhos em grupo porém é replicável no condomínio onde moro pois parte da comunidade não gostam da gestão da pessoa que é a síndica. Independente de gostar ou não, quem não gosta vive reclamando e ainda envia recadinhos no quadro de avisos do condomínio com palavras chulas e de baixo calão. Infelizmente é assim que a banda toca. Não tem como se evitar e é por aí que anda o mundo... Ou assume as responsabilidades e manda ou se obedece e engole os sapos.
Conclusão...
Em todos os casos apresentados em nenhum deles faltou veracidade. Vivenciei todos sem exceção.
De varias formas essas situações irão ocorrer e esteja preparado para o pior pois o melhor vai ser breve e passageiro.
Ass.: Thiago Sardenberg
Comentários
Postar um comentário