Design como um catalisador do aprendizado
O livro foi uma recomendação de uma professora da ESDI/UERJ como leitura obrigatória de uma disciplina do mestrado/doutorado da instituição. Como forma de expandir a visão dos alunos de pós graduação sobre o ‘poder’ do design em ajudar a educação, este também é um conjunto de ideias de ações e relações que o design tem no contínuo aprendizado e atuação social que as pessoas participantes tem no decorrer de suas vidas.
Indo desde os anos iniciais com os alunos mais jovens passando pela percepção que seus pais tem de si mesmos, como as comunidades, seus professores, empresários regionais, governos e conselhos de educação, podem se beneficiar ao fazer uso desses métodos. Onde e como colher os resultados dessas proveitosas experiências que esta integração de informação pode causar em todos os níveis de aprendizado que o sistema de ensino tem naturalmente é um dos benefícios. A vantagem dessas experiências é levar os sujeitos educandos para pensar o futuro e com que tipo de sociedade esta nova forma de ensinar deve levar estes alunos. Como futuros adultos, como eles querem que o mundo seja num futuro não tão distante?
O engajamento para uma maior atuação dos alunos baseados em projetos locais com impacto na vida deles é uma das conclusões que o estudo mostra mas também indica que os resultados não são pontuais ou quantificáveis por notas e sim de caráter qualitativo na vida dos educandos, dentro e fora de suas casas, e no seu entorno.
A melhor forma de definir o livro vem do seu final onde um dos professores consultados resume bem o trabalho
“Estudantes com menor performance de superação (baseados em notas ou recordes) tem uma oportunidade de sucesso com a aplicação das experiências de design. Ele diz “design corrobora com o estudante academicamente frustrado para realizar que 'inteligência' não está confinada apenas aos livros textos. Design impulsiona os alunos, nas aulas, para que a iluminação seja percebida por eles e para aqueles que tenham formado opiniões negativas sobre si mesmos dentro de todo o processo educacional”.”
O livro não é um compilado de ideias para ser usado a qualquer hora. Ele é apenas um relato de experiências que foram executadas para aumentar a integração dos alunos com os conhecimentos adquiridos na escola e coloca parte desse conhecimento a prova e para que esta situação ocorra é preciso incentivar novas experiências de sala de aula mas sem suporte da coordenação, sem um treinamento adequado dos professores e um engajamento deles em fazer uso dessa opção de trabalho algo relevante, e constante, as iniciativas não passarão muito de iniciativas individuais.
Quando se usa os métodos de design dentro das aulas tradicionais, descobre-se que o caminho até a solução é múltiplo, independente do trabalho. As soluções são diversas, e que não existe uma solução certa ou errada, apenas que pode haver mais de uma. Muitas vezes várias delas serão descobertas e todas estarão certas.
O que mais surpreende é que o livro vem da metade da década de 1990. Nesta época foram consultados cerca de 900 professores. O filtro de respostas fez com que a pesquisa caísse para 160 pessoas que responderam as perguntas, ou seja, 17,7% dessas consultas e independente do quantitativo (consultado ou respondido) apresentado, é relevante ressaltar: os problemas de engajamento de alunos, oportunidade de mudanças nas escolas e nos sistemas, o preparo dos professores, as condições de uso de novas ferramentas e tipos de trabalho, vem desde antes do que se imagina e muito do que vemos hoje, no Brasil, outros países e cidades já passaram.
O livro também mostra que muitos problemas estruturais antigos já existiam antes, independente do país, seja ele grande ou pequeno, rico ou pobre. A mudança muitas vezes precisa ocorrer de dentro para fora, tanto nas escolas quanto nos sistemas, mas sem o devido suporte não será possível alcançar novos resultados pois estarão distantes dos resultados palpáveis que a burocracia imediata impõe aos participantes, sejam eles: professores, diretores, alunos ou a sociedade em geral.
Ass.: Thiago Sardenberg
Cansativo o livro mas uma leitura esclarecedora.
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