A relação entre Jogos, Design e o Mestrado – Parte 1

Como é possível relacionar o lado lúdico do Design, dos Jogos (analógicos e digitais) enquanto se estuda para as diversas provas de Mestrado que existem todos os anos?




Esse texto foi dividido em duas partes para facilitar a leitura e priorizar o prazer na sua leitura.

LUDO

O termo LUDO pode ser bem próximo, em quesito sonoro, da palavra Luto ou qualquer outra palavra que venha a mente, inclusive as grosseiras e/ou pejorativas, por isso é bom ter noção de sua origem e derivações.

Pelo dicionário Aurélio Ludo vem de Lud(i) e tem origem no Latim que significa ‘jogo’, ‘divertimento’ ou Lúdico. Lúdico é referente à, ou que tem caráter de jogos, brinquedo ou divertimento. É geralmente relacionado as atividades lúdicas ou as brincadeiras de crianças.

DESIGN

Existem ao menos quatro grandes definições distintas que se complementam e essas definições não estão totalmente estabilizadas além de serem continuamente expandidas. Por não haver um consenso na academia sobre o que é Design, a definição do termo se tornam cada vez mais difícil de ser realizada pois a falta de convergência e bibliografia mais específica é um problema. Entretanto essa falta de convergência também cria uma situação desafiante para os estudiosos da área o que abre espaço para novas e interessantes interpretações e colocações.

As origens do termo podem ser: Germânica – Gestaltung, Gestal - que representa a forma das coisas; Britânica – Design - que significa projeto; Latin / Italiana – Designatore – que representa designação de tarefas e funções das pessoas e coisas; e pode ser a Portuguesa (derivada do Latim e influenciada pelas outras línguas europeias) que pode representar desenho - a ação profissional - ou desenhadores - que é o profissional. Ocasionalmente, dependendo do contexto que o trabalho escrito do autor queira dar a palavra, pode também chegar as definições de Projetistas ou Desenhistas. Por isso, Design, é uma palavra complexa e precisa de muitos outros profundos estudos sobre definição. Até porque não é a proposta desse trabalho.

Sabendo disso, vamos ao que interessa...



1 - No evento Diversão off Line que ocorreu em setembro de 2018, no Rio de Janeiro (e já vem ocorrendo regularmente a cada ano de alguns anos para cá), a proposta foi revigorar a iniciativa do mesmo e como principal fator é a convergência do seu público se divertir e entreter, gerar a venda dos novos produtos e jogos que as editoras brasileiras estão trazendo é o carro chefe. Apresentar ao público interessado uma série de palestras sobre este universo, o dos jogos analógicos, é outra curiosidade. A ultima e não menos importante é a disponibilidade de um espaço, cada vez maior e mais diversificado, das mesas de protótipos, que as pessoas tem feito ano após ano.

Passada a euforia do evento, descobre-se, em pesquisas pela internet, e redes sociais, que existem outras iniciativas, como o Castelo das Peças ou a Selva Jogos (com seus eventos abertos ao público), no Rio de Janeiro, e não fique surpreso caso no meio do caminho, se deparar com os links do programa ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’, o Jack Explicador ou Meeple BR podem aparecer. As iniciativas do Lady Lúdica, Ludopedia e Ludoteca podem ocorrer pois são opções que ganharam destaque e relevância pelo crescimento no consumo de jogos de tabuleiro dos últimos anos.

Para achar mais coisas interessantes da área recomendo também a busca por ludopedia, luderia ou boardgames e semelhantes nas redes sociais. As respostas serão muitas e das mais diferentes localidades, tamanhos e propostas. São tantas que podem acabar chegando nas de “bar dos jogos” ou “clube dos jogos” onde as pessoas podem se reunir e experimentar os jogos analógicos.



2 - Com as buscas pelos livros de mestrado encontram-se muitas opções de fontes de referência e sites para verificar a existência de um PDF de alguma das obras requeridas ou descobertas ao acaso (fora os PDF dos artigos acadêmicos). Uma dessas opções me permitiu encontrar alguns bons sites que disponibilizam os links das obras porém infelizmente a maioria pede uma assinatura com cartão de credito para acessar o PDF ou e-book (e posteriormente baixar) ou são os mesmos sites que já disponibilizaram link de outra obra e voltei ao fator “assinatura”. A complicação é exatamente essa, os custos ao acesso a esses conteúdos...

Quando se chega aos arquivos de torrents desses PDFs, sim eles existem, as chances de chegar a algum site malicioso russo, com vírus e infinidade de riscos aos PCs dos usuários desavisados, é maior ainda e por isso essa lista não será divulgada. Entretanto a discussão poderia ir para esse lado. Se será pirataria ou não e a questão dos direitos autorais dos autores e das editoras que publicam o conteúdo de forma comercial oficial em seu país de origem ou traduzida. Nas questões comerciais não se pode discutir muito, as leis de direito autoral, de patentes e de patentes industriais, precisam ser respeitadas não importa o seu real valor. Como também não é quesito desse trabalho fica apenas como menção honrosa.

Até encontrar o que eu realmente preciso para o mestrado, geralmente passo nas livrarias oficiais brasileiras (ao menos 3 delas e no site do estante virtual) para verificar a existência de um determinado livro em terras brasileiras. Infelizmente a maioria não se encontra ou os preços são astronômicos. Com isso procuro nos sites internacionais como Amazon, Alibaba e outros.

Costumo também, quando preciso de algo mais visual, passar pelo buscador de imagens e digitar algo relacionado ao que preciso, sempre usando o termo do livro em inglês e ‘Book’ para especificar como ele pode se encontrar, e deixo as respostas me guiarem até algo mais específico. Costuma ajudar pela variedade de respostas.

Dessa forma cheguei aos livros específicos de produção de jogos digitais, gerência de projetos de entretenimento, gestão de conteúdos e uma infinidade de outras opções mas em relação aos jogos e brinquedos analógicos, só conteúdo relacionado a jogos infantis e para crianças abaixo dos 7 anos de vida. Sem algo concreto para uma produção real ou método de trabalho com produtos comerciais diferenciados.

Até a próxima semana com a finalização do texto.
Ass.: Thiago C. Sardenberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Krita para ser um ilustrador digital

O VADE MECUM DAS HQs

Quando cadência e editoração determinam a qualidade