As considerações do estudar e seus objetivos

Essas dicas começaram no texto anterior, clique aqui para ler o início do mesmo.

Desse ponto em diante, existem outras considerações para se fazer até chegar no mestrado ou doutorado. Cada uma delas complementa o que já foi escrito porém são informações do tipo extras do que um auxílio real no como o fazer pois cada pessoa tem a sua forma porém, no meio de tantas leituras (obrigatórias e complementares), sempre sobra algo para se ler e escrever sobre. Então, considere essa parte como um bônus.


12º Busque alternativas. Cada mestrado é uma caixa de surpresas igual às graduações. Nada te impede de ser formado em tecnológicas e cair num mestrado de humanas e terminar num doutorado de biomédica. Não se restrinja as suas origens. Quanto mais se pesquisa mais se aprende. Quanto mais versátil for mais valor você se dará. Saiba ser versátil.

13° Saiba procurar as respectivas bibliografias. Cada mestrado tem a sua bibliografia (e em alguns casos nem isso tem, o que é um problema) porém são dessas buscas que se encontram preciosidades. Sabendo quantos locais existem com mestrado/doutorado e quais destas instituições são às que tem algum curso que te interessa, corre atrás desses livros. Junte todos eles, defina o que ler e descobrirá coisas bem relevantes.

14º Não desista na 1ª semana de caminhada. A maioria das pessoas coloca a carroça na frente dos bois e desiste logo depois de começar pois não sabe que colocou um entrave maior que o esperado na sua frente. Mesmo que o caminho seja longo, e até definir algo que realmente te interessa, vai demorar para encontrar coisas e por isso tudo tenha foco. Decidir , depois de definir o que quer, é muito mais fácil do que “eu quero estudar isso mas não sei como”. Então não pare no início, seja persistente.

15º Definindo as instituições... Na PUC-Rio a bibliografia dos mestrados e doutorados é a mesma e é focada na escrita dos textos acadêmicos. Mesmo parecendo estranho é uma boa bibliografia para se começar a ler (e eu a criticava no início do meu processo de mestrado por conta dos olhos fechados apenas no mestrado e não no processo de cada uma das instituições). Na UERJ cada curso tem seus livros então escolha os cursos que tem mais relação com sua área de interesse (e não somente com a área de formação). Na UFRJ, ao menos no curso que me interessava, não havia bibliografia e sim temáticas genéricas dos assuntos abordados pelos professores da casa. É um trabalho um pouco maior pois as temáticas genéricas demandam maior tempo para se achar documentos pertinentes a elas. Independente da instituição, cada uma tem sua forma de avaliar e indicar o que quer dos candidatos. Antes de escolher o curso, faça uma busca pelas instituições, o que cada uma oferece e o que aquele curso pode te trazer de retorno (além de mais um título com fins meramente burocráticos).


16º Acadêmico ou Profissional? Tanto os mestrados quanto os doutorados existem com fins de pesquisa (e aumentar os salários dos profissionais no final das contas). Não é preciso mestrado para se chagar ao doutorado porém ajuda bastante ter esse título. Felizmente duas coisas ocorreram em 2017. O Governo Federal (via CAPES) definiu que o Doutorado pode ser tanto acadêmico (pesquisa) quanto Profissional (focado no mercado) e corrobora com essa regra o fato de ela mesma já ter sido validada para os mestrados há alguns anos. Bom para todos.

17º Valor dos títulos. Tanto o título dito acadêmico quanto o profissional valem exatamente a mesma coisa. Quando o CAPES definiu que não havia diferença entre essas duas formações, a maioria das pessoas que pensaram, alguma vez, se precisaria refazer o mestrado, tiveram um alívio imediato. Porém, nem todo mundo sabe disso e a menção dessa informação é importante.

18º Conheça as diferenças. Só para constar, Pós-Graduação Stricto Senso: Mestrado E Doutorado; Pós-Graduação Latu Senso: MBA, Especialização, Complementação e uma série de outros curtos, de poucas horas, focados muitas vezes em algum conteúdo que a graduação não abrangeu de forma eficiente ou certeira para os alunos ou o interessado quer aprender sobre alguma outra área que tenha real interesse de atuar.

19º Docência. Os títulos garantem um futuro melhor porém não é nem o Mestrado nem o Doutorado que vai indicar que aquele profissional sabe dar uma boa aula ou seja um exímio professor em sala de aula. A sala de aula é um ambiente bem diferente com relação aos ambientes de pesquisa. A CAPES pede o título com fins burocráticos porém tem muito professor bom sem título e muito pesquisador dando aulas muito ruins. As reclamações recorrentes a este detalhe ocorrem há décadas. Por isso, não tenha receio de buscar outras formações além das mais conhecidas e/ou visadas. O versátil é aquele que se adapta e não o que sabe demais sobre algo específico.

Vou deixar uma frase simples porém que me ajuda a relaxar e quando penso em chutar o balde... “Aquele que para de estudar, estagna e se fecha. Aquele que sempre busca, se engrandece.”

Até o próximo texto.
Ass.: Thiago CS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Krita para ser um ilustrador digital

O VADE MECUM DAS HQs

Quando cadência e editoração determinam a qualidade