Itens importantes para a realização do seu futuro mestrado ou doutorado
MESTRADO 9999 (local do mestrado, a instituição e a faculdade ao qual se está concorrendo)
TURMA 9999/2 (é o semestre de execução da convocação de edital do mestrado ou doutorado)
ANTEPROJETO DE DISSERTAÇÃO (definição de trabalho a ser apresentado)
NOME DO PROJETO (pode ter 2 linhas mas é recomendado poucas linhas)
JUSTIFICATIVA - são as prerrogativas da existência do pré-projeto. Ao mesmo tempo é usada como resumo do conteúdo e as motivações do candidato a tal. Deve ser usado com uma quantidade razoável de linhas e parágrafos outras informação que definem o tipo de profissional que está se candidatando ao mestrado. É importante ressaltar parte da trajetória do candidato (carreira profissional e os locais mais importantes por onde passou dentre a faculdade e o mestrado).
OBJETIVOS: definido o tema, é preciso definir seus objetivos com este pré projeto. Quais as informações que se deseja pesquisar, e como deseja fazer terminar o projeto (esse terminar o projeto vai variar bastante em forma, conteúdo e bibliografia)
METODOLOGIA: o método de pesquisa é dividido entre: itens da realidade; locais onde se costumam encontrar os problemas da pesquisa; onde se costuma trabalhar o tema; as fontes bibliográficas teóricas para embasar os pré requisitos do projeto; e se for preciso (muitas vezes sim) alguma pesquisa qualitativa e quantitativa com multiplas escolhas para pessoas (da área da pesquisa, do mestrado ou áreas coligadas à ele e a exigência de um filtro desses resultados para embasar matematicamente parte dos problemas achados).
LINHA DE PESQUISA: cada instituição de ensino com mestrado e doutorado tem algumas linhas de pesquisa. Os orientadores de cada linha apresentada tem seus trabalhos e suas pesquisas como fontes de referencias e tem por habito publicar muitos desses trabalhos. Nesses trabalhos se costuma encontrar as referencias bibliográficas mais usadas e como é a forma de pensar dos orientadores. Nessa forma de pensar é que se encontram as linhas de pesquisa da instituição ao qual será escolhida. Se for mais teórica tanto a linha quanto os orientadores terão um perfil; se for mais prática é possível que a instituição tenha condições (laboratórios ou outras formas de apresentar soluções) para os problemas aos quais os alunos e orientadores possam trabalhar suas ideias e criar alternativas.
CRONOGRAMA: Esse ponto é crucial, NÃO PODE PASSAR O PRAZO DO PROCESSO.
Com a definição do tema, é importante já ter em mente algumas partes bem definidas como um pré questionário que possa ser necessário a aplicação para a métrica dos dados matemáticos. Definir também outras escolas, revistas, grupos de trabalho e eventos para saber onde realizar a pesquisa e por quem ou para onde não ir, pois já existem outras realizadas, é bem importante.
Organograma: (esse documento não é obrigatório e não é pedido) porém ter uma noção do que se está pesquisando, o que se quer escrever, saber quanto tempo e quantas páginas são pedidas em cada trabalho, saber como deve ser escrito e quanto tempo se gasta para fazer o trabalho é extremamente interessante pois ter um modelo pré definido de como se faz os estudos de cada conteúdo fará o candidato não se perder com certa facilidade.
Fluxograma: (esse documento não é obrigatório e não é pedido) ajuda saber como as coisas que se está fazendo ou que precisam ser feitas podem ser alinhadas. Mesmo que não se saiba quando podem ser necessárias ao menos ter uma lista dessas tarefas (leituras ou pesquisas complementares) será de grande ajuda. Um bom projeto começa antes do período de mestrado (2 anos) ou doutorado (4 anos) começar.
Saber as diferenças entre organograma, cronograma e fluxograma é vital para não se perder.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Essa será a lista de: livros; revistas jornalisticas e revistas acadêmicas (publicações científicas), anais de congressos; artigos e periódicos diversos que foram consultados e abordados para se chegar nos resultados (tanto do pré projeto quanto do projeto em si).
Outra informação importante: saber exatamente quais e quantas regras da ABNT o projeto precisará passar e já ir consultando-as ajuda a ganhar tempo.
A forma de escrever a bibliografia tem que respeitar as regras de como devem ser feitos e a do pré-projeto e a do projeto podem ser muito próximas, isso é algumas publicações que forem usadas para ambos os trabalhos deverá ser reutilizada e mencionada ao final do trabalho vigente. Na prática não tem muita variação de como relatar esses documentos, mas o período do mestrado e do doutorado, podem ter as mesmas fontes de consulta mesmo que no final sejam para fins bem diferentes.
A bibliografia pode ser agrupada já desde o início usando as regras da ABNT e já ter cerca de 5% ou 10% do trabalho realizado via bibliografia é um adianto pois são regras que não mudam da noite para o dia. Além de que é muito mais fácil retirar documentos não usados ou não consultados ao final do processo do que lembrar de todos os documentos lidos e não listados que foram usados e passaram para a zona dos esquecidos.
Publicações científicas: tem-se habito de pedir aos alunos que estão cursando os respectivos cursos publicar textos científicos. Quanto maior essa quantidade de publicações será muito melhor até porque para cada texto publicado ganha-se um percentual (mesmo pequeno) na nota final do processo seletivo. Se o candidato tem esse hábito estará com vantagem em relação aos outros.
Aqui entra uma informação importante. NÃO É PRECISO ESTAR FAZENDO MESTRADO OU DOUTORADO PARA PUBLICAR TEXTOS CIENTÍFICOS. Logicamente fazer com o auxílio de outras pessoas, doutores e orientadores, ou de ex alunos dos cursos ou colegas de trabalho será uma boa oportunidade para se compartilhar ideias e informações e se as mesmas chegam nessas publicações ou congressos melhor ainda.
Esse documento encontrei por um mero acaso e como ele informa vários detalhes mínimos é bom deixar como informações públicas e semana que vem tem mais algumas outras informações.
E os estudos continuam...
Até lá.
Ass.: Thiago C.S.
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