De volta aos estudos
Depois de alguns dias parado preferi recomeçar de um ponto onde nem tudo era perdido. Tudo o que havia feito geraram resultados inesperados e imprevistos o que gerou esse blog. Do tema de criatividade veio o mestrado e é onde estou. As leituras diversas continuam e com ela as opções de trabalho.
Com a busca pelos novos trabalhos algumas frustrações ocorreram. Sou péssimo para fazer alguns negócios. Tento melhorar mas entendo e reconheço que tenho gargalos para passar (e nessa velocidade que as coisas ocorrem isso não ajuda). Preciso sair da zona de conforto também, pra ver se a saculejada ajuda.
Disso voltei ao vagas.com.br e a alguns outros sites de vagas de trabalho (o bater penas e entregar CVs porta a porta não deu certo).
Encontrei algumas vagas importantes e com bons salários. Reativei meu cadastro no site e descobri que tinha 2 perfis 90% iguais, com usuários diferentes no mesmo e-mail e com senhas diferentes. Que bizarro, como eu consegui fazer isso não sei, pior ainda foi o site permitir isso e o que mais me irritou foi ver que não posso deletar nenhum dos perfis.
Foi então que centralizar as informações era a solução. Isso só foi possível porque a empresa que cadastrou as vagas que estava concorrendo me enviou uma mensagem e pediu informações sobre um determinado conhecimento. Logicamente, tendo esse conhecimento, respondi que sim. A resposta da pessoa foi para que eu atualizasse o CV no site e indicasse o que era pedido num dos itens relecionados.
Foi quando descobri os dois perfis. Tentei deletar e nada, nem no site existe a opção no "precisa de ajuda" para tal ação. Decidi escrever "ignorar esse usuário" e retirei uma série de informações dele que não eram preciso. No oficial, acrescentei o que era pedido, arrumei alguns dados de época e outros ajustes menores foram feitos.
Pronto, com o CV arrumado resolvido o problema, certo? Não! na descrição da vaga existe uma informação importante"se não for chamado para continuar o processo depois de um mês você, candidato, não foi selecionado..." e pois bem só estou tem poucos dias dessa divulgação de vaga.
Nervoso? Nem se fala. Ansioso? Mais ainda porém vamos ver onde isso vai me levar.
O conhecimento pedido foi de um programa que sei mas estava enferrujado. Corri pela internet a procura de informações e achei alguns livros e muitos vídeos. Comecei a estudar e com o conhecimento de outras ferramentas da mesma categoria em 1 dia já estava com 30% do que precisava para dar as futuras aulas e com o conteúdo pedido.
Faltava a pratica. Prática? Que prática? É 3D. Programa 3D sempre parte de alguns princípios invariáveis. É preciso projeto, é preciso organização, é preciso colocar tudo em uma única pasta. Existem os atalhos, os modos de trabalho e de finalização. Existe a interface e os comandos básicos. Existem pontos ou vértices, arestas ou linhas, faces quadradas ou triangulares, existem as normais, as UVs, os eixos de trabalho (XYZ)... Sim, em todos os programas 3D que já passei nada disso mudou.
Na Autodesk o Maya tem uma interface melhor que o AutoCad ou 3DS Max em contra partida o 3DS Max é o mais usado para estúdios e empresas no Brasil. Em Hollywood e na industria do cinema é mais usado o Maya. Na arquitetura e engenharia o AutoCad é o mais usado.
Entretanto, já tive a oportunidade de trabalhar com outros programas. O Rhinocerus é muito usado pela indústria das joalheria devido a sua precisão, o que faz a fama do programa. Tive a oportunidade de aprender e usar por alguns anos o Blender 3D, um programa gratuito e leve com uma comunidade enorme e bem ativa que ajuda bastante no desenvolvimento da ferramenta.
Porém, precisei passar por outros programas tão importantes quanto esses e que dependendo do caso serão melhores. O ScketchUp da Google é uma referência na arquitetura e o Cinema 4D servem para produção 3D de qualidade. Entretanto, o ScketchUp não tem tantas interações e o Cinema 4D é super compatível com o Adobe After Effects e faz efeitos para TV e Cinema fantasticos. Ambos podem exportar seus arquivos para outras plataformas, esses eu tive a oportunidade de conhecer porém não explorar tanto.
Igualmente ao ArchiCad que o proprio nome sugere é de arquitetura, o Arquitecture e o Revit também são da Autodesk e servem para diversos trabalhos da área. Éxiste também o Cad Civil focada na engenharia Civil e que tem cálculos muito complexos para serem feitos de forma rapida. O Cad Civil faz isso o que acelerou bastante o trabalho dos engenheiros (entretanto nenhum deles pode usar ou ver como se usa mas ficam as indicações).
Alguns outros programas 3D que pude testar e foram o Zbrush e o MudBox. Ambos fazem trabalhos que focam nos personagens para cinema e jogos digitais. Aprendi o Zbrush mas já esqueci, usei pouco enquanto o MudBox estou aprendendo aos poucos e bem lento.
A tal vaga de trabalho? Ensinar Max. Para quem sabe o que é 3D não é algo complexo porém a interface desse programa é um porre até... Até o usuário conseguir entender os macetes para se trabalhar direito e é nesse ponto dos estudos que estou hoje.
E o foco no mestrado? A próxima etapa é a inscrição na prova da PUC Rio em Julho.
Até lá? Muitas pesquisas e leituras sobre criatividade.
Ass.: Thiago CS
Comentários
Postar um comentário